ANTROPOANTRO NO CASARÃO - 2007
Apresentamos o release, o convite e o catálogo desse evento.
EXPOSIÇÃO : “NO CASARÃO – VIVER JUNTOS”
GRUPO ANTROPOANTRO
(Beth Schneider, Inês Fernandez, Lalau Mayrink, Olívia Niemeyer, Silvia Matos, Tina Gonçalez, Vane Barini, Walma Lina)
Data: 31 de março a 29 de abril
Abertura: 31 de março às 10h00
Local : Centro Cultural Casarão do Barão
Horário de funcionamento: Segunda a sexta – das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h30.
Sábado das 9h00 às 13h00.
SOBRE A EXPOSIÇÃO:
Quando a proposta para a exposição “Viver Juntos” foi enviada para a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Campinas, a idéia inicial era que esta ocorresse concomitante à Bienal de Arte de São Paulo, como se fosse um prolongamento do tema da própria Bienal, dentro de um roteiro “não-oficial” e “não-autorizado”. Uma exposição “off-Bienal” que promovesse uma discussão em torno deste tema fora da cidade de São Paulo.
No entanto, a exposição foi aceita pelo Edital do FICC (Fundo de Investimento Cultural de Campinas) e marcada para uma data bem posterior ao término da Bienal, mas seu título da exposição continuou o mesmo. Isso não significou um envelhecimento da proposta, ao contrário, trouxe um novo valor, que é a inclusão dos espaços expositivos deslocados do centro da cidade para o roteiro cultural, como é o caso do Casarão em Barão Geraldo.
“No Casarão, Viver Juntos” relaciona-se às diversas esferas artísticas que abrangem desde a convivência dos componentes do grupo Antropoantro como também a convivência da arte com a sociedade. Dessa forma, esta exposição tem a intenção de promover o diálogo da arte com o espaço expositivo, ampliando esta discussão para a comunidade.
As oito artistas que participam atualmente do Antropoantro, trazem propostas individualizadas que conversam entre si abarcando a idéia de “viver junto”.
É o que ocorre com as instalações, as pinturas, os desenhos, os objetos e as fotografias apresentadas pelas componentes do grupo. No campo da instalação, Beth Schneider e Inês Fernande trazem, respectivamente as obras “Jogo de Damas” e “Descontrole”. As grandes pinturas feitas em sacos plásticos por Silvia Matos dialogam com as telas da série Anima(l) e os desenhos em PVC de Olívia Niemeyer. As fotografias de Vane Barini encontram sua correspondentel nas obras fotográficas de Tina Gonçalez montadas em acrílico. As instalações são reforçadas pelos objetos em crochê de Walma Lina e os desenhos em arame de Lalau Mayrink - pequenos objetos que representam a figura humana e estão instalados junto às demais obras do grupo. Eles resumem a significação do tema “Viver Juntos”.
Um trabalho coletivo faz parte desta exposição, a obra “Entre” – um site-specific, uma obra montada para o local.
A interação com a comunidade será feita através de uma palestra e uma oficina artística oferecida pelo Antropoantro aos professores das escolas públicas de Barão Geraldo. A data para este evento será no dia 03 de abril às 14h00.
SOBRE O GRUPO:
O grupo Antropoantro é formado por artistas residentes e atuantes na cidade de Campinas e no distrito de Barão Geraldo. Formou-se em 2001, no “Ateliê Sílvia Matos”, durante a realização do Seminário sobre o Índice, sob a orientação do professor da USP, o artista plástico Carlos Fajardo, que acompanhou a evolução do grupo até 2005. Em 2006, o grupo recebeu a orientação de Albano Afonso. O grupo reúne-se semanalmente para atividades e discussões de questões que dizem respeito à Arte Contemporânea e tem organizado exposições coletivas dos trabalhos de seus membros.
Comentários
Postar um comentário