Entretantos - Antropoantro - CIS Guanabara - Campinas, SP, 2013
O CIS Guanabara (Centro Cultural da Inclusão e Integração Social), pertencente à Unicamp e coordenado por Angela Maria de Morais inaugurou no início de 2013 sua Galeria de Arte (duas salas) voltada à exposições de fotografias. Veja o cabeçalho adotado por essa instituição para apresentar seu noticiário.
A responsável pelo espaço, Cristina Amoroso Lima, convidou o Antropoantro, surgindo assim a oportunidade das artistas do grupo privilegiar a fotografia, ocupando uma das salas. A outra sala foi ocupada por Herculano Bernardes.
Pela primeira vez, o Antropoantro faz uma exposição coletiva de fotografias. Esta tem sido a técnica usada preferencialmente por alguns membros do grupo e, certamente, todas as ântropas recorrem a ela de vez em quando. Desta vez, todos os trabalhos apresentados são de fotografia, modificada ou não com recursos que a tecnologia oferece. Assim, entre os vários trabalhos do Antropoantro, a fotografia é privilegiada em ENTRETANTOS. Não há laços entre as obras. As sete artistas plásticas do grupo fizeram trabalhos individuais, cada uma usando sua técnica.
Sílvia Matos transformou um dia cinza e chuvoso num entardecer com o auxílio do computador. Inês Fernandez apresenta algumas imagens de uma série que faz há tempos com guaritas de diversos lugares. Beth Schneider usou o recurso da colagem. Lalau Mayrink fez de uma imagem de flores outra de tapeçaria. Olívia Niemeyer usou transparências de livro. Tina Gonçalez explorou a televisão no momento de pane. E Vane Barini fez duas imagens grandes durante viagem ao Estados Unidos.
Vejam o cartaz de divulgação dessa exposição:
A fotografia do lado direito da imagem acima mostra recortes das obras de cada uma dessas artistas nesse evento.
Apresentamos a seguir imagens da vernissage com pessoas reagindo às fotografias expostas.
As Ântropas e Marco do Valle
Vejam as imagens do cartão postal distribuído como convite para esse evento.
Comentários
Postar um comentário