Arte 117 – Antropoantro 15 Anos Exposição no CIS Guanabara, Campinas, SP – 01 setembro a 01 deoutubro de 2015.
Esta é a última exposição que fez parte do Projeto Arte 117, composto por cinco mostras coletivas, contando com 117 Artistas, que foram realizadas através do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo: ProAC ICMS.
Carmen E Pousada, no catálogo produzido para registro dessa exposição, escreveu:
Nesta mostra são apresentadas obras de 7 artistas de Campinas, que integram o Antropoantro, e de 3 artistas especialmente convidados para comemorar os 15 anos de trabalho conjunto desse Grupo.
O resultado é um conjunto extraordinário e harmonioso de esculturas, instalações eobjetos que revelam a alma do Coletivo Antropoantro.
Vejam o convite.
Como complemento desse evento houve um workshop.
EXPERIÊNCIA COLETIVA – WORKSHOP
ARTE 117 – ANTROPOANTRO
Em sua última exposição na Estação Cultura de Campinas, com curadoria de Marcia Kling o grupo Antropoantro comemorou 15 anos de atuação no campo da Arte Contemporânea.
Dando continuação a essa comemoração, será oferecido gratuitamente ao público um workshop no qual Silvia Matos e o Antropoantro apresentarão o histórico , o trajeto e a atuação do grupo por meio de vídeo, catálogos, postais e fotos.
Uma obra inédita do grupo estará em exibição durante o workshop: DE FORA PARA DENTRO, que retoma, de certa forma, o projeto HILEIA, de 2011.
Baseado na floresta amazônica, o grupo trabalhou coletivamente a representação da Amazônia em três telas de 10 metros de extensão cada. A imagem caótica e desordenada exprime a natureza selvagem da floresta que cresce exuberante e colorida sem a intervenção do homem. Porém, a crescente necessidade de isolar a área do processo civilizatório destrutivo criou a possibilidade de um novo olhar sobre a obra e traçou um novo percurso de atuação para o grupo.
Sobre a superfície da obra, que já trazia a pintura da floresta, a representação de um muro é acrescentada como um bloqueio visual que isola e rompe o olhar atrevido do espectador. Símbolos e imagens urbanas tratam das manifestações imagéticas das cidades.
Tal como os afrescos que são deslocados de suas origens e recolocados em espaços museológicos, a obra DE FORA PARA DENTRO transposta a Amazônia para Ateliê de Criatividade Silvia Matos, permitindo que o discurso dialógico entre a natureza e a cidade, o externo e o interno, seja estabelecido. Veja uma imagem mais adiante.
Convidamos os participantes para um café e perguntas sobre os trabalhos serão bem-vindas. Logo a seguir serão distribuidos os catálogos a todos os presentes.
Antropoantro é formado pelas artistas Beth Schneider, Inês Fernandez, Lalau Mayrink, Olívia Niemeyer, Sílvia Matos, Tina Gonçalez e Vane Barini. Quem participar do workshop terá a oportunidade de conversar com as artistas e saber como é a convivência do grupo e como cada uma mantém sua individualidade e ao mesmo tempo conseguem fazer um trabalho em grupo.
Aqui está o convite:
A seguir uma imagem parcial da tela De Fora Para Dentro (5 metros de comprimento na largura) exibida nesse workshop
Comentários
Postar um comentário