Tautologia do Olhar – Espaço Casa de Vidro, Campinas, SP – 5 a 30 de setembro de 2018.
Esta exposição teve suporte financeiro do Prêmio FICC, concedido em 2016 e prorrogado até 2018, e curadoria de Tina Gonçalez.
Sílvia Matos publicou um release a respeito deste evento, que apresentamos a seguir:
As obras que serão apresentadas são um recorte específico na minha trajetória como artista. O meu sonho inicial como artista era ser capaz de pintar retratos. Logo que consegui esse feito, e estudando arte contemporânea, fui enveredando pelos objetos, livros de artista, instalações . Quando necessitava de uma imagem para compor uma obra, a que estava mais perto era a minha. Daí surgir a “Tautologia do Olhar”
Durante o período da exposição eu darei 4 oficinas sobre retrato e autorretrato e farei uma visita guiada. Elas são gratuitas e o material também. Todos interessados são bem vindos. Essas oficinas serão ministradas no próprio espaço da exposição, Casa de Vidro. As obras executadas pelos participantes, serão incorporadas à exposição. Os dias e os horários são o seguinte:
20/9 das 18:00 às 20:30 horas, 21/9 das 09:00 às 11:30 horas, 22/9 das 15:00 às 17:30 horas, 25/9 das 15:00 às 17:30 horas
SÍLVIA MATOS
Aqui está o anúncio da exposição
A curadora registrou o seguinte comentário ao release do evento:
TAUTOLOGIA DO OLHAR
“As séries de auto-retratos apresentados por Sílvia Matos propõe um percurso que acompanha a sua evolução artística e pessoal, expondo não apenas a sua imagem, mas a tônica do seu discurso: a autoimagem como processo de construção artística. As imagens são pensadas como uma provocação sincrônica com o espectador, estabelecendo uma relação de cumplicidade que não se firma apenas dentro do ponto de vista físico, mas como ponto de intersecção entre a arte e a vida.
Reunidas em um mesmo espaço, as obras apresentadas expõem conjuntos distintos de proposições que refletem os percursos perceptivos e técnicos realizados pela artista em diferentes períodos. A série “Estudos”, realizada com materiais gráficos e pictóricos tradicionais é complementada por autorretratos processados no computador denominados como “Gritos no escuro”, “Grito mudo”, “Caixas de gritos mudos”, “Máscara”, “Olhares” e o objeto-livro “Beleza”, sendo finalizada com as obras que invocam as sombras e os selfies.
Tina Gonçalez
Entrada da exposição
Algumas obras expostas
Beleza
Azul e dourado
Azul e amarelo
Raiva
Sombras
Máscara
Olhares
Selfies
Gritos no escuro
Caixa de grito mudo
Desenho com lápis conté
Veja o anúncio sobre as oficinas oferecidas por Sílvia Matos naquele período do evento.
Vejam as imagens do folheto distribuído durante o evento.
Desenhos
Finalmente uma notícia sobre a exposição:
Comentários
Postar um comentário