Retorno dos vagalumes - Espaço Arte, Ateliê Revestimento - 2015
Em 2015, com obras da série Retorno dos Vagalumes, Sílvia Matos fez uma exposição nessa galeria. algumas informações seguem.
Este é o release divulgado na época.
PINTURA SECA – REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE PINTURA
A pintura artística pode ser definida como a aplicação de pigmentos coloridos em um plano bidimensional, geralmente uma superfície preparada para isso, que pode variar desde murais e paredes até as telas próprias para a pintura. Como toda definição, se não for revisada, pode se tornar anacrônica : podemos chamar de pintura uma imagem colorida pelo computador? E como toda definição, que tem sua utilidade na ordenação dos conceitos, pode se tornar um aprisionamento epistemológico se não ampliarmos nossa visão de mundo. É no meio dessas reflexões que localizamos o trabalho de Silvia Matos
Experimentação e acaso sempre foram seus companheiros. Pretende mais uma vez levantar questões sobre a pintura ao utilizar a fotografia como registro de pinturas com pigmento em pó sobre tecido. A volatilidade do pó não permite que tais obras sejam exibidas in loco, sendo a fotografia ou vídeo o recurso adequado como suporte para obra. Mas, às vezes as fotos não lhe agradam e assim as pinturas são retrabalhadas no computador surgindo uma nova obra.
A Pintura Seca, um projeto no qual a artista vem trabalhando e pesquisando há mais de 14 anos, foi mostrado pela primeira e única vez no Museu de Arte Contemporânea de Campinas, como uma grande instalação com o título Pintura Seca (ver vídeo). Um trabalho em andamento pois a artista está sempre experimentando e reaproveitando as telas manchadas que restaram da instalação. O Espaço Arte - Ateliê Revestimentos, mostrará no período de 12 de março a 29 de maio algumas dessas experimentações.
Na instalação, que deu origem as obras aqui apresentadas, foram utilizados materiais clássicos da pintura: pigmento preto, branco e pigmentos de cores primárias, tecido, e uma lâmina no lugar do pincel, para rasgar os pigmentos sobre os tecidos. Os tecidos que receberam esse jorro de pigmentos se cristalizaram em “telas manchadas” que a artista reinventa a cada momento numa “nova pintura”.
A passagem das telas pintadas para os objetos, instalações, performance e fotografia fazem parte do caminhar de Sílvia Matos nas artes plásticas. Volta para as paredes nesta exposição, mas um observador atento pode notar que a pintura está presente em todos seus trabalhos.
Nessa mostra serão exibidas as fotos de experiências com pigmento em pó sobre tecido (Retorno dos Vagalumes), duas experimentações sobre telas já manchadas de pigmentos e demais trabalhos impressos em canvas, aço escovado e acrílico, complementado pelo vídeo sobre a instalação que deu origem a continuidade esta pesquisa.
Luzia Castañeda
Vejam algumas obras expostas.
Veja imagem de uma notícia do evento.
Comentários
Postar um comentário