SALÃO DE PIRACICABA E PARALELA DO GRUPO ANTROPOANTRO

O convite para o Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba, 2008, recebido pelo Antropoantro em 1 de outubro  de 2008:


A Pinacoteca Municipal " Miguel Dutra ", órgão da Secretaria Municipal da Ação Cultural de Piracicaba convida a todos para a abertura do 40° SALÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE PIRACICABA.
Dia 03 de outubro (sexta-feira) às 20horas.
Local: Pinacoteca Municipal "Miguel Dutra"
Rua Moraes Barros, 233 - Centro.
Informações: Telefax: (19) 3433.4930 - 3402.9601
Após a cerimônia de entrega de prêmios, contaremos com performance da artista ELKE MARAVILHA.

Contamos com sua presença!


Esta era a programação do evento

Programação 40° SAC 2008

Dia: 03 de Outubro
Horário: das 17:00 às 18:00h.
Bate Papo com o Júri de seleção e premiação:
Profª Drª Ester Grinspum, Profº Dr Domingos Tadeu Chiarelli, Profº Drº Marco Garaude Gianotti.
Local: Sala de Oficina Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra”.
Inscrições na Pinacoteca

- Abertura e Premiação do 40° Salão de Piracicaba

Dia: 03 de Outubro
Horário 20:00h
Local: Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra”

- Performance

Local: Sala de Exposições “Archimedes Dutra”
Com Elke Maravilha.

- Homenagem Especial

ERMELINDO NARDIM

- Mostra Paralela

Grupo Antropoantro de Campinas
Dia: 09 de Outubro
Horário: 19:00h
Local: Centro Cultural Martha Watts



- Intervenção Urbana
Fabiana Pantarotto e Danny Asa
Dia: 15 de Outubro
Horário: 16:30 às 18:00h
Local: Praça José Bonifácio

Notas sobre o acontecimento:



Cultura : Obras do Museu do Vazio no Martha Watts

em 08/10/2008 23:00:00 (118 leituras)

Exposição no Centro Cultural Martha Watts é paralela ao 40º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba que acontece na Pinacoteca Municipal

Erick Tedesco

O que há para se mostrar sobre o vazio, na ausência de matéria? Muito, segundo a artista plástica Sílvia Matos, uma entre os sete membros do Antropoantro que fundaram em setembro passado o Museu do Vazio e, pela primeira vez, emprestam algumas peças para a exposição que será inaugurada hoje, às 19h30, no Centro Cultural Martha Watts. A mostra funciona como uma paralela ao 40º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba que acontece na Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra”.

Intitulada “
www.antropoantro.blogspot.com - Museu do Vazio”, referente ao endereço eletrônico que o grupo de artistas campineiros discute sobre o “vazio” e demais assuntos ligados à arte contemporânea, a exposição ficará aberta à visitação gratuita até o dia quatro de novembro e, de acordo com Matos, possui itens diversos. “O vazio está em livros, instalações, peças de arte, fotografias, além de uma televisão na qual passará vídeos que fizemos sobre o estudo do tema”.

O interesse pelo vazio nasceu devido a curiosidade do Antropoantro sobre o tema da Bienal de Arte de São Paulo 2008, que acontecerá a partir do dia 26 deste mês. “Já desde o ano passado começamos a discutir sobre o vazio e criamos o blog para criar um acervo de material sobre o tema”, revela Matos. O site do grupo funciona como um Museu Virtual do Vazio, onde é possível encontrar fotografias de obras de arte, textos e vídeos sobre discussões que abordam o vazio.
A inauguração do Museu do Vazio aconteceu oficialmente no último dia 10 de setembro. “Não existe um espaço físico, apenas o blog na internet. Desta forma, a pessoa o visita quando quiser e a hora que bem entender”, explica Matos. Entretanto, mesmo as peças físicas, inclusive as que estarão expostas em Piracicaba (cerca de 18 itens), não ficam em um lugar específico. “Cada artista do grupo abriga em algum lugar suas respectivas obras”.

Além de Sílvia Matos, o Antropoantro, criado em 2002, é composto pelas artistas Beth Schneider, Inês Fernandez, Lalau Mayrink, Olívia Niemeyer Tina Gonçalez e Vane Barini. Todas elas terão obras na exposição do Centro Cultural. De acordo com o grupo, iniciando pela questão léxica, o vazio pode ser compreendido como algo que não contém nada, ou só contém ar, algo que foi despejado, entornado, que está desocupado, despovoado, desabitado. “Entender a questão do vazio requer um jogo visual e mental”, aponta Matos.

SERVIÇO
www.antropoantro.blogspot.com - Museu do Vazio”, inauguração hoje, às 19h30, na Sala Monet do Centro Cultural Martha Watts (Rua Boa Morte, 1257). Evento gratuito. Informações: 3124-1889.

 

Vejamos algumas imagens do evento.

 

Redoma – Inês Fernandez

Beth Schneider- Vazio das Torres gêmeas e Teatro Municipal Campinas

Lalau Mayrink – Vazio com buracos


Olívia Niemeyer – Vestígios


Sílvia Matos – Espaço cheio de vazios




Tina Gonçalez – Aquilo que nos seduz


Vane Barini – O Oco













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A PRIMEIRA INSTALAÇÃO COM FIBRA ÓPTICA NO MAC CAMPINAS, 1988.