HILEIA NA ESPANHA - Centro Cultural Casa do Brasil - Madrid, Espanha - 2011
Depois de uma oferta do Antropoantro para fazer uma exposição durante o evento acima citado, veio o convite oficial.
Aqui está o projeto para tal intervenção do Antropoantro.
O grupo Antropoantro, de Arte Contemporânea, propõe uma exposição, no espaço cultural da Casa do Brasil sobre o tema “Hileia”. A floresta, seus habitantes, sua vegetação enfim, todo o ecossistema será interpretado pelo grupo de artistas, levando as pessoas a refletirem sobre esse tema tão relevante.
Projeto “Hileia”
Grupo Antropoantro
Obra Coletiva Hileia – Vinte metros de tela pintada em conjunto pelas sete artistas do grupo. Uma arte coletiva que por não ser iniciativa de um só indivíduo, ressalta a questão da origem e da autoria, temas ainda recorrentes na arte contemporânea.
Obra Coletiva Nas Margens do Rio – A partir de uma longa linha de 12 metros, representando um rio, as artistas distribuirão diversos elementos referentes ao tema.
Trabalhos individuais – fotografias, telas, desenhos, papéis, transparências, vídeos. Uma mostra da diversidade da natureza na multiplicidade do trabalho artístico das artistas do Grupo Antropoantro.
Em seguida apresentamos o convite e o folheto feitos para aquele evento.
Agora apresentamos algumas imagens dessa exposição.
SÍLVIA MATOS apresentou
S.O.S. FLORESTAS
Tela preta pintada com tinta acrílica de 160 x 140 cm
PRESERVE-ME 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8.
8 telas pretas com fauna e flora amazônica pintadas com tinta acrílica medindo 20 x 20 cm cada.
S.O.S FLORESTAS traz as cores do fogo, da fumaça e das árvores carbonizadas pelas queimadas que ocorrem nas florestas de todo planeta. Ao lado dela são apresentadas as 8 telas PRESERVE-ME com alguns pequenos animais e flores da floresta Amazônica.
BETH SCHNEIDER apresentou
UTUPË -espírito da floresta
São "imagens" xamânicas (utupë) de entes da floresta.
Fotografia e desenho -2011
TINA GONÇALEZ apresentou
“EM BRANCO” - 2011
80 papéis recortados e coloridos – branco, amarelo e verde.
Em uma referência simbólica ao desmatamento, as árvores recortadas em papel branco surgem como pequenos fantasmas, salientando o vazio que elas representam. Montadas sobre um fundo verde e amarelo, elas formam um grande mosaico que se assenta na parede como um papel decorativo.
INÊS
FERNANDEZ apresentou
FOTO SÍNTESE
Fotografia pinçada de uma série tirada da raiz de uma planta.
VANE BARINI apresentou
"A GRANDE FLORESTA"- 1,2,3,4, e 5
5 painéis compostos de fotografias em papel de algodão tam.: 60 X 56 cm
As imagens destes painéis foram feitas parcialmente na Amazônia e as outras durante a pintura do Painel denominado Hiléia, pintado com o Grupo Antropoantro.
LALAU MAYRINK apresentou
CUIDADO FRÁGIL
Desenhos com lápis aquarela em papel de seda branco de 600 x 50 cm
Na região da Floresta Amazônica há o registro de, pelo menos, 1800 diferentes espécies de aves, algumas em processo de extinção.
CUIDADO FRÁGIL é um vôo livre da artista, que nunca visitou a Amazônia mas imagina um céu povoado de asas de todas as cores.
CUIDADO FRÁGIL é o seu grito em defesa da fauna amazônica ameaçada pela ação e ganância do bicho homem.
OLÍVIA NIEMEYER apresentou
INTERFERÊNCIA EM FOTO DE VANE BARINI
A fotógrafa Vane Barini fez, durante uma viagem à Amazônia, uma série de fotos que serviram de ponto de partida para o trabalho de Olívia. As fotos foram digitalizadas e impressas por jato de tinta. A intervenção consistiu em umedecer essas fotos e cobri-las com uma folha de PETG Cristal, que, em contato com a parte molhada, grudou na superfície da foto. Em seguida, a transparência foi ‘arrancada’ e trouxe consigo grande parte do verde, do azul, da luz e da beleza das fotos. Nesse espaço em branco foi impresso, em alguns, sola de botas de trabalho. Em outros, acrescentado terra e a impressão de pneu de trator.
É um trabalho interativo que espera e estimula a atuação do espectador. É necessário que ele levante a camada transparente e verifique o que causou a devastação, o que sobrou da floresta e do rio Amazonas, ou melhor, o que sobrou da foto de Vane Barini.
Veja também o video de Hileia na espanha pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=WtBpvpHGeXI
Inês, Tina, Olívia e Sílvia estiveram presentes em Madrid e trabalharam na montagem da exposição.
Comentários
Postar um comentário