Hileia na UFSCAR - Biblioteca Comunitária da Universidade Federal de São Carlos, 2012

 

Apresentamos aqui trechos do projeto apresentado à UFSCAR  por M. Helena Pires Martins

 O Grupo Antropoantro  apresenta na Biblioteca Comunitária da UFSCAR  a exposição Hileia  que já foi exibida no Sílvia Matos Ateliê de Criatividade, em Campinas, na Casa do Brasil, Madrid,  Espanha, e no Museu de Arte Contemporânea de Campinas.

 Esse evento do Antropoantro, composto por uma obra coletiva (3 telas de 10 m de comprimento cada) e obras individuais das sete artistas,  trabalha com a contradição existente entre o significado original de hileia e a condição real da floresta na atualidade.

 O tema devastação se faz presente em todas as obras de diferentes maneiras. Ora é por uma frase na moldura, ora pelo que foi arrancado da mata virgem, ou pela fragilidade do suporte utilizado, pelo falta do que deveria estar na instalação. A floresta é vista a partir de diferentes óticas. Nos trabalhos de Silvia Matos (pintura), Vane Barini  (fotografia)  e Olívia  Niemeyer (plotagem de fotos apropriadas) veem-se as árvores entremeadas de céu, água e insetos e, também, tratores; a instalação de Inês Fernandes traz as raízes e a terra como órgãos vitais da floresta; Lalau Mayrink a vê por meio de seus pássaros, tanto os que ainda abundam na floresta, quanto os que estão em processo de extinção; Tina Gonçalez reconstrói a floresta, árvore a árvore, com dobraduras de papel;  Beth Schneider, por sua vez, foca o problema do carbono já  que as florestas são essenciais para reduzir as concentrações de CO2 da atmosfera e, hoje, discute-se muito intensamente a questão do crédito carbono para amenizar as pegadas da civilização sobre o planeta Terra.

 Como desdobramento dessas ações,temos a apresentação da arte postal que estendeu o alcance do projeto para outros países e outros artistas. Os participantes trabalham os envelopes, os selos, as imagens, os textos, fazendo interferências nas obras ou trazendo contribuições para o projeto original. O Grupo Antropoantro enviou o chamado pela Internet e recebeu   arte postal de vários países. 

Convite distribuído ao público

Algumas imagens desse evento

 

 


 

Uma notícia sobre a exposição.

 


 

 


 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antropoantro no Cubo Branco, MAC Campinas, 2007