Obras Grandes/Grandes Obras? Exposição no Sílvia Matos Ateliê de Criatividade Abertura 23/11/2024 entre 11 e 16 horas.

Na entrada do Ateliê, na parede interna à esquerda, Sílvia Matos colocou o o seguinte texto:

Pretendo com essa exposição, comemorar os 44 anos como artista contemporânea, levando em conta que começei no final dos meus 30 anos, finalmente encontrando uma carreira que me me cativou e pude me dedicar a ela pois meus filhos já cursavam a faculdade.

Durante esse período, apresentei séries que possuiam algumas obras de tamanho grande.  As duas primeiras foram os Totens no Centro de Convivência de Campinas em 1996. Eram duas monotipias  feitas com madeiras abandonadas sobre kraft plastificado, de 500 cm x 100 cm. Atualmente encontram-se na Finlândia onde participaram de diversas exposições e em 2023 participaram da BELA – Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, 6ª edição, no Cable Factory, em Helsinki, Finlândia.

Dito isso volto ao ano de 2008 quando apresentei o resultado de duas grandes pesquisas da minha carreira artística: Pintura Seca/ Pintura Luz (fibra óptica) no museu de Arte Contemporânea de Campinas. Esta última (fibra óptica), depois de apresentar instalações e performances desde 1988, voltei para a parede com a Pintura Luz . Hoje, na análise e ressignificação deste periodo, vou apresentar uma instalação de fibra óptica inédita,  num espaço escuro de 22,5 metros cúbicos onde o espectador poderá entrar. 

Quanto a Pintura Seca , comecei as pesquisas em 2001 com os Invólucros. Durante um bom tempo,  usei grandes embalagens de 400cm por 150cm,  de plástico transparente, impregnadas do lado interno com pigmentos branco e preto, trabalhados com amassados e dobras. Na realidade apresentava o avesso da pintura. Fechava as extremidades para o pigmento não sair. Depois de um tempo, veio a vontade de soltar os pigmentos e aí começou a nova pesquisa que chamei de Pintura Seca.

Na mencionada exposição de 2008, apresentei uma enorme instalação onde questionava pintura e o ato de pintar. Tecidos brancos e pretos colocados no chão e almofadas cheias de pigmentos nas cores primárias, preto e branco, foram rasgadas e esses pigmentos caíam nos  tecidos. Se entrarem no youtube, no link https://youtu.be/1F1IapLu1Eo, terão uma visão melhor. Desde então me dediquei a várias fases da pintura seca . Nessa ressignificação vou apresentar obras grandes de algumas etapas, nesse novo contexto. Todo espaço do Ateliê será utilizado: parte interna, jardins, mais a instalação da fibra óptica que ocupará parte do espaço da garagem de minha casa. Além dessas obras me darei o direito de apresentar obras grandes de outras fases que conversam entre si. Estarei na abertura disposta a explicar todo ao processo. Marcarei outros dias para visitação e explicação pois acho isso importante principalmente para os jovens artistas e os mais velhos também. Eu mesma estou sempre aprendendo, às vezes com jovens e outros artistas.

Convite distribuído via internet

No  interior do Ateliê foram colocados algumas obras da série Invólucros, consistindo de grades sacos transparentes de 4m por 1,5 m, impregnados internamente por pigmentos brancos, pretos e outras cores. Foi feita uma instalação deles na parte superior do Ateliê. Dois deles apareceram nas paredes internas. Havia ainda telas com pintura seca e uma grande rede de tecido com imagens de mosaicos do Maranhão. 


 



 

No jardim do Ateliê foi colocado uma obra da Série Macro. Um grande saco transparente de 7m por 1,5 m com desenhos e com um maquinismo que o  enchia de ar e fazia com que o mesmo parecesse estar respirando. Essa obra tem o nome Des-Construção II. Veja imagens:




 

Veja o vídeo https://youtu.be/2lYkaTnTG6Q.

 Usando a parte superior do Ateliê, o visitante tinha acesso à garagem da residência de Sílvia Matos onde foi feita a instalação Pirilampos de fibra óptica.

                                               Estrutura de fibra óptica  colocada junto à parede


     Imagem da instalação no ambiente escuro montado na garagem

Convém observar que a estrutura foi montada em 3 das 4 paredes do quadrilátero escuro da garagem.

Veja o vídeo feito na época: https://youtu.be/WJnFxATNWKM



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antropoantro no Cubo Branco, MAC Campinas, 2007